- 1. O que é o Programa Desenrola Brasil?
-
O Desenrola Brasil é um Programa do Governo Federal que visa incentivar a renegociação e regularização de dívidas de pessoas físicas. O Bradesco está participando do Desenrola oferecendo condições especiais para todos os clientes habilitados a renegociar suas dívidas em atraso.
- 2. O Bradesco está participando do Desenrola Brasil?
-
Sim. Como um dos bancos associados a FEBRABAN - Federação Nacional dos Bancos, o Bradesco aderiu ao Desenrola Brasil. Entre em contato via nossos canais oficiais (App, Internet Banking, Portal Bradesco-Negocie Digital) e Rede de Agências para consultar as condições especiais de renegociação.
- 3. Como saber se sou elegível?
-
O Programa visa 2 faixas de público:
- Faixa 1: Pessoas Físicas com renda bruta mensal de até 2 (dois) salários-mínimos (R$ 2.640,00 – dois mil e seiscentos e quarenta mil reais) e/ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam dívidas negativadas com Bancos e/ou Prestadoras de serviço de até R$20.000,00 (vinte mil reais).
- Faixa 2: Pessoas Físicas com renda bruta mensal de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais) que possuam dívidas com Bancos. Para a Faixa 2, o programa se encerrou em dezembro de 2023.
- 4. Independentemente de ser elegível, tenho dívidas com o Bradesco. Como posso renegociar?
-
O Bradesco possui condições especiais para todos os clientes que tenham dívidas conosco. Tanto aos elegíveis como não elegíveis ao Programa Desenrola Brasil, os nossos canais oficiais (App, Internet Banking, Portal Bradesco-Negocie Digital) e Rede de Agências estão à sua disposição para consultas e efetivação de novos acordos.
- 5. Minha dívida no Bradesco será “desnegativada”?
-
Como participante do Desenrola Brasil, o Bradesco realizou a suspensão da negativação nos Órgãos de Proteção ao Crédito (Serasa, Boa Vista-SCPC e Quod) de dívidas que foram negativadas por valores até R$100,00 no período entre 01/01/2019 e 31/12/2022. É importante lembrar que, mesmo após a suspensão da negativação, a dívida permanece ativa e que o saldo devedor atual pode ser superior a R$100,00 (valor corrigido das parcelas vencidas mais saldo a vencer, quando houver).
Portanto, o cliente deve procurar o Bradesco, através de seus canais oficiais, para verificar o valor do saldo devedor atual e as condições especiais de desconto para renegociação ou quitação. Caso a dívida “desnegativada” não seja regularizada, poderá ser negativada novamente.
Vale destacar que dívidas negativadas e não enquadradas nos critérios do Programa Desenrola Brasil permanecem nos cadastros dos Órgãos de Proteção ao Crédito. Elas também podem ser regularizadas através dos canais oficiais do Bradesco com excelentes oportunidades de desconto durante a vigência do Desenrola Brasil.
- 6. Quais dívidas poderão ser renegociadas?
-
O Programa visa 2 faixas de público:
- Faixa 1: Pessoas Físicas com renda bruta mensal de até 2 (dois) salários-mínimos (R$ 2.640,00 – dois mil e seiscentos e quarenta mil reais) e/ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuam dívidas negativadas com Bancos e/ou Prestadoras de serviço de até R$20.000,00 (vinte mil reais).
- Faixa 2: Pessoas Físicas com renda bruta mensal de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais) que possuam dívidas com Bancos. Para a Faixa 2, o programa se encerrou em dezembro de 2023.
- 7. As dívidas de estudantes pelo FIES poderão ser renegociadas no âmbito do Desenrola?
-
O governo federal, por meio do MEC e do FNDE, anunciou condições de renegociação de dívidas no Desenrola Brasil junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) de contratos celebrados até 2017 e com inadimplência em 30 de junho de 2023. As mudanças foram definidas de acordo com a Lei nº 14.719/2023, sancionada em 1º de novembro.
Desta forma, estudantes com dívidas junto ao FIES deverão solicitar a renegociação até 31 de maio de 2024 junto ao agente financeiro com o qual tem contrato.
- 8. Como posso consultar se tenho dívidas negativadas elegíveis ao Programa?
-
As dívidas participantes serão aquelas negativadas pelos Credores junto aos Órgãos de Crédito entre 1/1/2019 e 31/12/22. Para consultar sua situação, entre em contato com o Serasa, Boa Vista e Quod, a partir dos seguintes canais:
- Serasa: site Consultar CPF online grátis na Serasa é muito fácil, Central: 3003-6300 e WhatsApp: (11) 99575-2096
- Boa Vista: site Consultar CPF Grátis - Consumidor Positivo, Central: 3003-0201
- Quod: site Confira seu score e seu Cadastro Positivo | Quod, Central: 3003-7863
- 9. Qual a importância deste movimento de renegociação de dívidas? Haverá um perdão das dívidas?
-
A partir do Programa Desenrola Brasil, as dívidas serão renegociadas em condições especiais dadas pelos Bancos e as respectivas negativações junto aos Órgãos de Crédito serão retiradas. Importante: a retirada das negativações não significa perdão de dívida, mas contribuirá com a retomada de acesso ao crédito daqueles clientes que renegociarem seus débitos.
Contudo, mesmo com a suspensão da negativação, a dívida segue ativa. O cliente deve procurar os canais oficiais do Bradesco para realizar a renegociação e quitação da mesma. Caso a dívida não seja renegociada ou siga sem pagamento, a negativação poderá ser feita novamente.
- 10. Escolhi o BRADESCO como agente financeiro da minha renegociação do Desenrola, e ainda não recebi meus boletos.
-
Os boletos serão enviados mensalmente ao e-mail cadastrado pelo cliente no ato da contratação na plataforma.
O envio ocorrerá 10 dias antes do vencimento de cada parcela.
Caso perca o vencimento de uma ou mais parcelas, você pode utilizar o boleto recebido (mesmo estando vencido) e realizar o pagamento nos canais de atendimento do Bradesco. Desta forma, a atualização da parcela ocorre automaticamente.
Se desejar, você ainda pode atualizar o boleto vencido no site do Bradesco através do link https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/segunda-via-boleto.shtm#segunda-via-boleto, seguindo as orientações.
- 11. Qual o período de adesão ao Programa para a Faixa 1? Quais canais devo acessar?
-
Os beneficiários que se enquadrarem na Faixa 1 podem, desde outubro/23, acessar o Portal Desenrola (desenrola.gov.br), para escolher as melhores condições e com qual banco preferirão renegociar seus débitos.
O prazo de adesão será até 20/05/2024 para Faixa 1.
Os cidadãos que se enquadrem na Faixa 1 também possuem condições especiais nos canais de renegociação do Bradesco
Importante: como requisito ao Programa, os beneficiários deverão realizar prévia habilitação no site gov.br e apresentar os níveis de segurança Bronze, Prata ou Ouro para realizar as renegociações pelo Portal Desenrola.
- 12. Como posso me habilitar para participar da Faixa 1?
-
Segundo o Governo Federal, para as negociações da Faixa 1 que serão exclusivas pelo Portal Desenrola, serão exigidos dos beneficiários os certificados Prata ou Ouro. Para a realização deste cadastro no site gov.br, são necessários os seguintes passos:
- Acesse www.gov.br. Selecione "Entrar com gov.br” Digite seu CPF e clique em “Continuar” para criar ou alterar sua conta. Para aumentar o nível da sua conta GOV.BR de bronze para Prata ou Ouro, você pode utilizar o aplicativo GOV.BR e seguir as orientações por lá, podendo, também logar pela internet na sua conta GOV.BR e aumentar o seu nível em "Selos de Confiabilidade".
- Também é possível aumentar o nível da sua conta GOV.BR de bronze para prata, realizando o login com a conta do seu banco. O devedor deverá ter o número de telefone cadastrado em seu banco para recebimento do SMS de confirmação do acesso. Clientes que possuam o App Bradesco podem utilizar a chave eletrônica disponível no aplicativo para acessar o nível Prata.
- As agências do INSS também poderão realizar presencialmente os cadastros no site gov.br, informando, também, o passo-a-passo sobre como obter a certificação nível Prata ou Ouro.
- 13. Como posso utilizar a minha conta Bradesco para habilitação no site gov.br para participar da Faixa 1?
-
Acesse www.gov.br. Selecione "Entrar com gov.br”
Digite seu CPF e clique em “Continuar” para criar ou alterar sua conta. Para aumentar o nível da sua conta GOV.BR de bronze para Prata, você pode utilizar o App Bradesco.
Acesse a opção “Login com seu banco” e selecione o Bradesco.
Para continuar é preciso autorizar o site gov.br a acessar algumas informações da sua conta e cadastro no Bradesco. Para seguir, clique em Continuar. Em seguida, informe sua agência e conta-corrente.
Logo após, você precisará informar sua chave eletrônica, disponível no App Bradesco para confirmar a operação.
Informe sua senha de 4 dígitos
Antes de finalizar, você precisa ler e concordar com os termos de uso e clicar em “Autorizar”.
Pronto! Seu nível na conta gov.br agora será prata e você poderá acessar o Portal Desenrola.
Saiba mais em https://banco.bradesco/html/classic/produtos-servicos/mais-produtos-servicos/use-sua-conta-bradesco-para-acessar-servicos-do-governo.shtm
- 14. Por que devo efetuar o cadastro no GOV.BR?
-
Segundo o Governo Federal, o cadastro no gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você, permitindo realizar serviços digitais de forma segura.
Importante: mantenha seus dados cadastrais atualizados. Todo o processo de renegociação será via plataforma, inclusive a assinatura e, para isso, o seu número de telefone será utilizado para recepção de token que será exigido no momento de finalização da renegociação.
- 15. Como será o atendimento do Programa Desenrola para a Faixa 1?
-
Segundo o Governo Federal, o atendimento será totalmente digital com o fluxo de adesão e contratação acessível exclusivamente pelo gov.br. A jornada digital para os beneficiários será amigável, intuitiva e trará rapidez, agilidade, comodidade e conveniência para a regularização dos seus débitos.
- 16. Há necessidade de realização de curso de educação financeira para o beneficiário se habilitar ao Programa Desenrola Brasil?
-
O Governo Federal informa que a plataforma liberará acesso a curso de educação financeira para os beneficiários que aderirem ao Desenrola Brasil - Faixa 1. É muito importante a realização do curso, para que o beneficiado pelo programa saiba como evitar novas situações de endividamento e de restrição de crédito.
- 17. Como posso consultar minhas dívidas elegíveis à Faixa 1 do Programa?
-
O Portal Desenrola apresentará a versão consolidada por CPF das suas dívidas, considerando as regras de elegibilidade. Ficará a cargo do beneficiário escolher como realizará o pagamento (se à vista ou a prazo) e com qual Banco gostará de realizar a operação (há a possibilidade de ser escolhido Banco com o qual você não possua dívidas). Importante: a dívida estará disponível para pagamentos de forma parcelada por 20 dias, sendo que, após este prazo, ela poderá ser paga apenas à vista.
- 18. O que devo fazer se não encontrar a minha dívida?
-
Segundo o Governo Federal, os seguintes motivos podem justificar que você não encontre sua dívida no Portal:
- O cidadão não está inscrito no Cadúnico ou tem renda superior a 2 salários mínimos, segundo as bases do governo federal;
- A negativação do cidadão ocorreu antes de 1º de janeiro de 2019 ou após 31 de dezembro de 2022;
- O registro do devedor no cadastro de inadimplentes corresponde a inadimplemento superior a R$ 5.000,00;
- O credor não se habilitou para participar do Programa;
- O credor não ofertou descontos para pagamento suficientemente altos, e por isso a dívida não foi selecionada para renegociação no Programa. Neste caso, a dívida será apresentada ao devedor com a opção para pagamento à vista.
Lembrando que se tiver dívidas com o Bradesco que não conste no Portal Desenrola, procure o Banco nos nossos canais oficiais (App, Internet Banking, Portal Bradesco-Negocie Digital) e Rede de Agências
- 19. Quais serão as condições do financiamento das dívidas para a Faixa 1?
-
As dívidas renegociadas poderão ser parceladas em até 60 vezes, com parcela mínima de R$ 50,00 e juros de até 1,99% ao mês.
- 20. Quais serão as opções de pagamento para a Faixa 1?
-
Os devedores poderão optar pelo pagamento à vista ou financiar as dívidas junto a uma instituição financeira. Em caso de opção pela modalidade de financiamento, as parcelas poderão ser pagas por meio de débito em conta corrente ou boleto bancário. Para o pagamento à vista, o pagamento será feito via plataforma e o valor será repassado diretamente ao credor por intermédio da plataforma.
- 21. Haverá cobrança de IOF nas operações do Desenrola Brasil?
-
As operações contratadas no âmbito da Faixa 1 do Programa Desenrola Brasil estarão isentas de IOF.
- 22. Como se dará a baixa das negativações das dívidas renegociadas pelo Programa?
-
A baixa será feita pelos credores junto aos bureaus de crédito e acompanhada pela plataforma operadora, podendo ocorrer em até 20 dias, considerando os tempos necessários para processamento das renegociações pelo Bradesco.
- 23. Haverá possibilidade de o devedor simular a operação antes da contratação na Faixa 1?
-
Sim, a plataforma oferecerá a simulação, considerando as informações registradas pelo devedor e as condições estabelecidas pelo Programa e pelos agentes financeiros.
- 24. Como será feita a solicitação de financiamento ao agente financeiro na Faixa 1?
-
Após seleção do agente financeiro pelo beneficiário, a plataforma enviará a solicitação de financiamento de dívidas, informando as condições negociais escolhidas e a lista de dívidas objeto da operação. O agente financeiro retornará à situação do pedido de financiamento para a plataforma, que fará a comunicação com o cidadão sobre o aceite ou recusa. A comunicação entre plataforma e agente financeiro ocorrerá eletronicamente, sem a necessidade de que o devedor adote qualquer providência adicional.
- 25. Como será feita a assinatura dos contratos na Faixa 1?
-
Os devedores visualizarão e assinarão eletronicamente via autenticação GOV.BR os contratos na plataforma operadora. O operador comunicará a assinatura e liberará o documento assinado eletronicamente ao agente financeiro e ao devedor.
- 26. Haverá a possibilidade de desistência do financiamento na Faixa 1?
-
O beneficiário do programa poderá desistir do financiamento antes da formalização do contrato na Plataforma. O prazo é de 7 dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor.